SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue6Prevalence of condom use and associated factors in a sample of university students in southern BrazilPreterm births in Brazil from 1994 to 2005 according to the Information System on Live Births (SINASC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FREITAS, Carlos Machado de  and  GIATTI, Leandro Luiz. Indicadores de sustentabilidade ambiental e de saúde na Amazônia Legal, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.6, pp. 1251-1266. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000600008.

Entre os desafios atuais para a Saúde Pública está o de estruturar sistemas de indicadores que permitam monitorar as condições e tendências da sustentabilidade ambiental e de saúde. Neste artigo procuramos enfrentar esse desafio tendo como foco de análise os estados integrantes da Macrorregião Amazônia Legal, que desde a segunda metade do século XX vem sofrendo intensos processos de mudanças sócio-econômicas, ambientais, de saúde e bem-estar. Para a reunião e análise do conjunto de indicadores adotamos o modelo Forças Motrizes, Pressão, Situação, Exposição, Efeito e Ação (FMPSEEA) proposto pela Organização Mundial da Saúde. Os resultados demonstram que, ao mesmo tempo em que as forças motrizes e pressões vêm contribuindo para o crescimento econômico e populacional, resultando em melhoras de indicadores tradicionais de saúde (redução da mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida), são grandes as desigualdades sociais e econômicas e a sobreposição dos impactos na saúde da população, em um quadro bastante heterogêneo. Além disso, a situação ambiental também aponta para um modelo de desenvolvimento insustentável para as gerações presentes e futuras, exigindo respostas dos setores ambientais e de saúde à altura dos desafios colocados na atualidade.

Keywords : Indicadores Ambientais; Indicadores de Saúde; Indicadores de Sustentabilidade; Saúde Ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese