SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue7Aspects related to choice of type of delivery: a comparative study of two maternity hospitals in São Luís, State of Maranhão, BrazilForum: twenty years of experience and the challenge with the Unified National Health System. Introduction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

AZEREDO, Thiago Botelho et al. Satisfação de usuários do Programa Nacional de DST/AIDS com a dispensação de medicamentos: aspectos de validade e confiabilidade. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.7, pp. 1597-1609. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000700018.

O objetivo do presente artigo é avaliar propriedades psicométricas de uma escala de satisfação de usuários do Programa Nacional de DST/AIDS com a dispensação de medicamentos. A escala foi desenvolvida e aplicada num estudo abrangendo dez estados brasileiros para avaliar a qualidade da dispensação de medicamentos. O questionário foi respondido por 1.412 pessoas vivendo com HIV em tratamento com anti-retrovirais. Para validação de constructo, foram realizadas duas etapas de análise fatorial. A matriz de correlação item-escala corrigida foi analisada; testes de associação entre a variável de interesse, variáveis sócio-demográficas e constructos relacionados foram realizados. A confiabilidade foi estudada por meio da consistência interna das subescalas, estimada pelo alpha de Cronbach. Cinco dimensões da satisfação foram identificadas. Encontrou-se consistência interna moderada para essas dimensões, sugerindo adequações. Houve concordância entre os resultados dos testes de associação realizados e os achados de outros estudos descritos na literatura. O instrumento mostrou-se apropriado para ser aplicado em populações semelhantes, servindo para aferir a avaliação dos usuários sobre os serviços recebidos e assim orientar melhorias nos serviços avaliados.

Keywords : Satisfação do Usuário; Satisfação do Paciente; Questionários; Psicometria.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English