SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número11Saúde bucal de idosos residentes em instituições de longa permanência de Belo Horizonte, Minas Gerais, BrasilHipertensão arterial sistêmica auto-referida: validação diagnóstica em estudo de base populacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

TORAL, Natacha; CONTI, Maria Aparecida  e  SLATER, Betzabeth. A alimentação saudável na ótica dos adolescentes: percepções e barreiras à sua implementação e características esperadas em materiais educativos. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.11, pp. 2386-2394. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009001100009.

Este estudo visou avaliar percepções, barreiras e características de materiais educativos de promoção de alimentação saudável descritas por adolescentes. Realizaram-se quatro grupos focais com 25 adolescentes com perguntas sobre: percepção e motivação para modificar a dieta; conceito de alimentação saudável e barreiras para sua adoção; e características de impressos para a promoção de práticas alimentares saudáveis. Observou-se uma freqüente indecisão quanto a classificar a dieta como saudável. Os adolescentes referiram não se sentir confiantes para modificar a dieta, mas relataram conceitos adequados sobre alimentação saudável. As principais barreiras citadas foram focadas em aspectos pessoais e sociais, como: a tentação, o sabor dos alimentos, a influência dos pais e a falta de tempo e de opções de lanches saudáveis na escola. Para os jovens, materiais educativos de promoção de alimentação saudável devem reforçar seus benefícios imediatos e destacar mensagens alarmantes sobre os riscos à saúde advindos de uma alimentação inadequada.

Palavras-chave : Comportamento Alimentar; Saúde do Adolescente; Promoção da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português