SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue12Sensorineural hearing loss in high school teenagers in Mexico City and its relationship with recreational noise author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VANNI, Tazio et al. Avaliação econômica em saúde: aplicações em doenças infecciosas. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.12, pp. 2543-2552. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009001200002.

O crescimento dos gastos em saúde, impulsionado pela incorporação de novas tecnologias diagnósticas e terapêuticas e pelo aumento da expectativa de vida da população, tem causado grande preocupação especialmente em países em desenvolvimento. A avaliação econômica em saúde visa a otimizar benefícios utilizando os recursos de maneira eficiente. O objetivo deste artigo é capacitar os leitores a identificar as características básicas, diferenciar os principais tipos e compreender as metodologias utilizadas nas avaliações econômicas em saúde, com enfoque nas doenças infecciosas. Assim sendo, revisamos os conceitos de perspectiva de estudo, horizonte analítico, custos e taxa de desconto. Além disso, identificamos as características dos estudos de custo-minimização, custo-efetividade, custo-utilidade e custo-benefício acompanhados de exemplos, descrevemos os principais desenhos de estudos econômicos, discutimos o uso de modelos matemáticos e examinamos a importância da análise de sensibilidade. Nas considerações finais, abordamos a incorporação da avaliação econômica em saúde no Brasil.

Keywords : Gastos em Saúde; Gestão em Saúde; Recursos Financeiros em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese