SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número12Associação entre consumo de refrigerantes, sucos e leite, com o índice de massa corporal em escolares da rede pública de Niterói, Rio de Janeiro, BrasilPrevalência e fatores associados a porte de arma e envolvimento em agressão física entre adolescentes de 15 a 18 anos: estudo de base populacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

PEREIRA, Priscila Krauss et al. Depressão durante a gravidez: prevalência e fatores de risco em mulheres atendidas em uma unidade básica de saúde na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.12, pp. 2725-2736. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009001200019.

A depressão é o transtorno mental de maior prevalência durante a gravidez e está associada a fatores psicossociais e clínicos/obstétricos. Apesar de ser uma importante questão de Saúde Pública, há poucos estudos sobre o tema no Brasil. Trata-se de um estudo seccional com 331 gestantes atendidas durante o período de um ano na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. As participantes foram entrevistadas sobre características sócio-demográficas, condições médicas/obstétricas, eventos estressantes e violência durante a gravidez. A depressão foi avaliada através do Composite International Diagnostic Interview (CIDI). A prevalência da depressão na gravidez foi 14,2% (IC95%: 10,7-18,5), sendo os fatores associados: história anterior de depressão e de tratamento psiquiátrico, gravidez não-planejada, problema físico grave e trabalho informal. Os resultados reforçam a necessidade de rastreamento da depressão e dos fatores de risco durante o cuidado pré-natal. Além disso, intervenções psicossociais e políticas sociais necessitam ser implementadas nesta população.

Palavras-chave : Depressão; Gravidez; Cuidado Pré-Natal; Centros de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês