SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 suppl.1Dengue in the Americas: challenges for prevention and controlPreliminary evaluation of the "Dengue-MI" technology for Aedes aegyptimonitoring and control author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

TEIXEIRA, Antonio R. L. et al. Meio-ambiente, interações entre Trypanosoma cruzi e seu hospedeiro e saúde humana. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, suppl.1, pp. S32-S44. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009001300004.

Uma rede epidemiológica envolvendo o Trypanosoma cruzi foi discutida nos níveis ambientais e de interações moleculares nos hospedeiros que habitam em 19 diferentes ecossistemas. O protozoário tem uma enorme plasticidade controlada geneticamente que confere sua adaptação a cerca de quarenta espécies de triatomíneos e mais de mil espécies de mamíferos. Essas infecções estão profundamente embutidas em inúmeros ecótopos, onde elas estão inacessíveis aos métodos de controle utilizados. Muito mais estudos de campo e de laboratório são necessários à obtenção de dados e informação pertinentes ao controle e prevenção das infecções pelo Tr. cruzi e as várias manifestações da doença. Ênfase deve ser dada àquelas interações que ocorrem nos níveis celulares e ambientais que se poderiam tomar como alvos seletivos para prevenção da doença. Novas tecnologias para mobilização social devem ser disponibilizadas para os que trabalham pela justiça e pela igualdade, mediante informação para a promoção da saúde. Um programa direcionado de educação de massa pode prover informação e comunicação necessárias para proteger os habitantes atualmente expostos ao risco de contrair as infecções pelo Tr. cruzi.

Keywords : Trypanosoma cruzi; Doença de Chagas; Interações Hospedeiro-Parasita; Meio Ambiente.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English