SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Depression during pregnancy and low birth weight: a systematic literature reviewRisk factors for fetal mortality in a public maternity hospital in Rio de Janeiro, Brazil: a case-control study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CARAM, Camila et al. Distribuição espaço-temporal dos candidatos à doação de sangue da Fundação Hemominas, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, nos anos de 1994 e 2004. Cad. Saúde Pública [online]. 2010, vol.26, n.2, pp. 229-239. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000200003.

Este estudo teve como objetivo descrever a distribuição espacial e temporal dos candidatos à doação de sangue, do Município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, que se apresentaram no hemocentro da Fundação Hemominas, nos anos de 1994 e 2004. Comparou no espaço e no espaço-tempo as características idade, sexo e aptidão clínica destes candidatos. As informações de 1994, obtidas de estudo transversal, e as de 2004, amostrados entre os candidatos à doação durante o ano. As amostras foram georreferenciadas através dos endereços de residência. As técnicas espaciais utilizadas foram: mapas Kernel, mapas temáticos de taxas Bayesianas empíricas e de taxas brutas e o índice de Moran global. Os resultados indicaram que a distribuição espacial de candidatos não foi aleatória. Os mapas Kernel auxiliaram na detecção de locais com maior ou menor concentração de candidatos. Os mapas temáticos descreveram a concentração de candidatos relativos à população para as diferentes categorias analisadas. Estes resultados ajudam na detecção de locais para ações direcionadas à captação de candidatos à doação bem como locais com necessidades de campanhas a públicos específicos.

Keywords : Doadores de Sangue; Análise Espacial; Serviço de Hemoterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese