SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4Use of medication and associated factors: a population-based study in Campinas, São Paulo State, BrazilNewborn screening for galactosemia: a health economics evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LEITE, Vyna Maria Cruz; LIMA, José Wellington de Oliveira  and  GONCALVES, Heitor de Sá. Neuropatia silenciosa em portadores de hanseníase na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.4, pp. 659-665. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000400005.

Uma das formas da hanseníase é a neuropatia silenciosa que consiste em perda progressiva da função motora ou sensorial na ausência de dor e hipersensibilidade dos nervos. Realizou-se um estudo transversal em Fortaleza, Ceará, Brasil, o qual estimou a proporção de neuropatia silenciosa e fatores associados. O paciente foi interrogado sobre a presença de dor, dormência, alteração da sensibilidade, e foi realizada palpação de nervos para identificar espessamento, abscesso e dor. Amostras de linfa foram obtidas para exames parasitológicos. Foi medida a força de músculos voluntários dos membros e a sensibilidade de pontos das mãos e dos pés por meio de monofilamentos de Semmes-Weinstein. De uma amostra de 233 portadores de hanseníase, a proporção de pacientes com neuropatia silenciosa foi 5,6% (IC95%: 3,0-9,4), e a ocorrência de neuropatia silenciosa esteve significativamente associada à idade (p = 0,011) e à incapacidade (p < 0,000). Esses resultados poderão ajudar a identificar casos de neuropatia silenciosa, focalizando pacientes com maior probabilidade de desenvolver a doença.

Keywords : Hanseníase; Neurite; Transtornos Sensitivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese