SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4Seroprevalence of hepatitis B and hepatitis C markers in adolescents in Southern BrazilPrevalence of genital HPV infection in urban and rural women in the Eastern Brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BALISTA, Salma Regina Rodrigues; SANTIAGO, Sílvia Maria  and  CORREA FILHO, Heleno Rodrigues. A descentralização da vigilância da saúde do trabalhador no Município de Campinas, São Paulo, Brasil: uma avaliação do processo. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.4, pp. 759-768. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000400015.

O trabalho avalia o processo de descentralização da vigilância da saúde do trabalhador para as equipes distritais em Campinas, São Paulo, Brasil, de 1990 a 2006. A história e o contexto foram recuperados em documentos da Secretaria Municipal de Saúde para construir critérios de avaliação e definir facilidades e dificuldades na implantação de diretrizes, bem como a distância entre o formulado e a realidade alcançada. A avaliação utilizou-se de técnicas qualitativas com grupos focais de implicados no processo. Os resultados mostraram que a descentralização foi definida conforme as opções políticas do momento e sob determinação dos princípios do SUS; foram facilitadores o aumento da capacidade técnica e a integração entre as equipes, e dificultaram o processo o planejamento centralizado e pouco participativo, recursos insuficientes e pouca clareza de papéis e atribuições entre os serviços. A discussão desses resultados com gestores, atores sociais e profissionais envolvidos tem contribuído para analisar e organizar ações transformadoras das práticas regionais públicas de vigilância da saúde do trabalhador.

Keywords : Vigilância em Saúde do Trabalhador; Avaliação em Saúde; Descentralização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese