SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4Prevalence of genital HPV infection in urban and rural women in the Eastern Brazilian AmazonDifferences in prenatal care between health services under the Family Health Strategy and traditional primary care clinics in Rio Grande, Rio Grande do Sul State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MOTTA, Luciana Branco da; AGUIAR, Adriana Cavalcanti de  and  CALDAS, Célia Pereira. Estratégia Saúde da Família e a atenção ao idoso: experiências em três municípios brasileiros. Cad. Saúde Pública [online]. 2011, vol.27, n.4, pp. 779-786. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000400017.

O processo de trabalho, a organização da rede assistencial e o conhecimento dos profissionais de seis equipes da Estratégia Saúde da Família sobre a atenção ao idoso foram investigados em três municípios do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, por meio de entrevistas e de grupos focais. Identificou-se a centralidade do trabalho dos agentes comunitários, a priorização das ações programáticas em detrimento da abordagem dos problemas da comunidade adscrita, a sobrecarga de trabalho, a desorganização das redes de saúde e a falta de abordagens sistêmicas fundamentada em conteúdos básicos da Geriatria e Gerontologia. Conclui-se que existe a necessidade de uma rede de atenção ao idoso composta por serviços e níveis de atenção hierarquizados que ofereça suporte às ações das equipes. Essas, também podem se beneficiar de programas de educação permanente, sendo necessário, além disto, aumentar a oferta de conteúdos de geriatria e gerontologia nos cursos de graduação.

Keywords : Assistência a Idosos; Saúde do Idoso; Saúde da Família; Formação de Recursos Humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese