SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Stigma, prejudice and discrimination in global public healthConceptual and methodological aspects of relations between discrimination and health in epidemiological studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MONTEIRO, Simone; VILLELA, Wilza Vieira  and  KNAUTH, Daniela. Discriminação, estigma e AIDS: revisão da produção acadêmica nacional (2005-2010). Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 170-176. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2012000100018.

Frente às implicações do estigma para a prevenção e o controle da epidemia de HIV/AIDS, destacada pela UNAIDS, este trabalho analisa a produção acadêmica nacional sobre saúde, AIDS, estigma e discriminação, disponível no SciELO, de 2005 a 2010. Constatou-se que a literatura sobre o tema não é expressiva, quando comparada à literatura internacional; no entanto, os trabalhos seguem a mesma tendência de privilegiar as experiências individuais de discriminação, em detrimento da análise do estigma e da discriminação como processos sociais, associados às relações de poder e dominação (estruturas macrossociais), assim como às características dos indivíduos e grupos sociais que conformam as interações sociais. O trabalho busca analisar as razões para a escassez de estudos sobre a perspectiva social do estigma e da discriminação no campo da saúde pública, e suas implicações para o desenvolvimento de propostas de enfrentamento da discriminação associada ao HIV/AIDS.

Keywords : Estigma Social; Preconceito; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English