SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número9Há uma epidemia de crack entre estudantes no Brasil?: comentários sobre aspectos da mídia e da saúde públicaDesigualdade social no adoecimento e morte por câncer de boca e orofaríngeo no município de São Paulo, Brasil: 1997 a 2008 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

SANTOS NETO, Edson Theodoro dos et al. O que os cartões de pré-natal das gestantes revelam sobre a assistência nos serviços do SUS da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil?. Cad. Saúde Pública [online]. 2012, vol.28, n.9, pp.1650-1662. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/S0102-311X2012000900005.

Objetivou-se avaliar a completude de informações sobre assistência pré-natal nos cartões de gestantes, segundo a cobertura do serviço de saúde pública: Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e unidade básica de saúde (UBS) tradicional, na Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil. Um estudo seccional selecionou aleatoriamente 1.006 cartões de puérperas em maternidades da região escolhida para a pesquisa. A completude dos cartões de pré-natal foi avaliada pelos critérios de Romero & Cunha, que mensuram a qualidade numa escala decrescente de excelente (incompletude < 5%) a muito ruim (incompletude > 50%). De forma geral, o preenchimento das informações nos cartões foi ruim (incompletude > 20%), contudo, no ESF o cartão é mais bem preenchido do que no PACS e nas UBS, principalmente para vacinação antitetânica (p = 0,016) e pesagem gestacional (p = 0,039). Concluiu-se que a qualidade da assistência pré-natal no SUS da Região Metropolitana da Grande Vitória encontra-se distante das políticas nacionais de saúde materno-infantil.

Palavras-chave : Saúde Materno-Infantil; Cuidado Pré-Natal; Avaliação em Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Políticas Públicas de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons