SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3From foundling homes to day care: a historical review of childcare in ChileMigration among individuals with leprosy: a population-based study in Central Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

INFANTOSI, Antonio Fernando Catelli; COSTA, João Carlos da Gama Dias  and  ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de. Análise de Correspondência: bases teóricas na interpretação de dados categóricos em Ciências da Saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.3, pp.473-486. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00128513.

Na área biomédica, a ocorrência de dados categóricos é comum, e métodos de análise específicos para este tipo de dado são usados para revelar padrões existentes. A Análise de Correspondência é uma dessas técnicas, utilizada na análise de tabelas de contingência de grande porte. A maioria dos trabalhos publicados em periódicos brasileiros foca apenas na sua interpretação gráfica, não abordando outras potencialidades da técnica. O objetivo do trabalho é mostrar a técnica não limitada à análise gráfica, mas também utilizar estatísticas que permitem sua análise quantitativa. Exemplo mostra que a análise gráfica é enriquecida com a utilização dessas estatísticas, e que a inclusão de uma categoria com baixa ocorrência pode ser considerada como categoria suplementar devido à sua baixa contribuição à inércia. Assim, diminui-se a subjetividade na análise, sendo possível revelar a relação entre as categorias com a análise de resíduos, aspecto este não facilmente observado graficamente. Comparação com a Análise de Componentes Principais mostrou a vantagem da técnica.

Keywords : Análise Multivariada; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Interpretação Estatística de Dados.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )