SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Tendências da epidemiologia no século XXI: é o tempo dos métodos bayesianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

BAZIN, Gabriela Ricordi et al. Terapia antirretroviral em crianças e adolescentes infectados pelo HIV: o que sabemos após 30 anos de epidemia. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.687-702. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00075413.

Este estudo tem como objetivo avaliar o uso da terapia antirretroviral combinada em crianças e adolescentes com AIDS. Foram captados 247 resumos nos portais PubMed e LILACS, publicados entre 1983 e 2013, sendo utilizados 69 artigos para as referências bibliográficas. A atenção atribuída às pesquisas na faixa etária pediátrica durante os trinta anos de epidemia de AIDS se justifica por características imunológicas próprias, sendo a progressão da AIDS mais rápida em crianças que em adultos. Pesquisas recentes abordam estratégias de intervenção medicamentosa de alta potência antes do aparecimento dos sintomas iniciais. A introdução precoce da terapia antirretroviral combinada foi implantada com eficácia e segurança em populações com poucos recursos fixos, com melhora significativa da sobrevida desses pacientes. O desafio atual é lidar com uma doença crônica com intercorrências agudas. Novas pesquisas serão necessárias, atentando para as especificidades populacionais e particularizando as necessidades individuais dos pacientes pediátricos.

Palavras-chave : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Sobrevida; Criança; Adolescente; Terapia Antirretroviral de Alta Atividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )