SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Terapia antirretroviral em crianças e adolescentes infectados pelo HIV: o que sabemos após 30 anos de epidemiaSífilis em gestantes e sífilis congênita no Estado do Amazonas, Brasil: uma abordagem por meio de relacionamento de bases de dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

MARTINEZ, Edson Zangiacomi  e  ACHCAR, Jorge Alberto. Tendências da epidemiologia no século XXI: é o tempo dos métodos bayesianos. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.703-714. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00144013.

O ano de 2013 marca o 250o aniversário da apresentação do teorema de Bayes pelo filósofo Richard Price à Royal Society em 1763. Thomas Bayes foi uma pessoa pouco conhecida em sua época, mas no século XX o teorema que leva o seu nome tornou-se amplamente utilizado em muitas áreas de pesquisa. O teorema de Bayes é a base dos chamados métodos bayesianos, um procedimento de inferência estatística que permite incorporar na análise o conhecimento prévio sobre características relevantes dos dados. Atualmente, os métodos bayesianos são largamente usados em muitas diferentes áreas como astronomia, economia, marketing, genética, bioinformática e ciências sociais. Em adição, é observado na literatura que muitos autores têm discutido os recentes avanços do uso dos métodos bayesianos na análise de dados epidemiológicos. No presente artigo, apresentamos uma visão global dos métodos bayesianos, sua utilidade na pesquisa epidemiológica e os tópicos em epidemiologia em que estes métodos podem ser extensivamente usados nos próximos anos.

Palavras-chave : Teorema de Bayes; Estatística; Teoria da Probabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )