SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Sífilis em gestantes e sífilis congênita no Estado do Amazonas, Brasil: uma abordagem por meio de relacionamento de bases de dadosMobilidade, acidentes de trânsito e fatores associados entre estudantes universitários da Guatemala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

LIPPMAN, Sheri A. et al. Aceitabilidade da autotestagem domiciliar para o HIV entre homens que fazem sexo com homens no Brasil: dados de uma enquete na Internet. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.724-734. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00008913.

A epidemia de HIV/AIDS no Brasil é concentrada em homens que fazem sexo com homens (HSH), mas suas taxas de testagem são incompatíveis com seus riscos. Estratégias para expandir o diagnóstico precoce entre HSH podem incluir kits de autotestagem em ambiente doméstico (AAD), como os disponíveis para compra nos Estados Unidos. Em abril de 2011, realizamos uma pesquisa com HSH brasileiros recrutados em Facebook para conhecer preferências de testagem e aceitabilidade da AAD. Entre 356 HSH HIV(-) testados previamente, 47% preferiam a AAD, 27% testagem em clínicas e 26% sem preferência. HSH com menos testagem ou que consideraram a testagem sem fazê-la tinham maior probabilidade de preferir a AAD (p < 0,05). Quase 90% usariam a AAD, 62 e 54% para decidir sobre ter sexo desprotegido com parceiros regulares e novos, respectivamente. Dificuldade de entender os testes (32%) e receber os resultados sozinhos (23%) foram preocupações referidas. Testes anti-HIV de AAD podem ser atrativos para HSH e resultar em aumento de testagem. Pesquisas com foco na viabilidade e utilização dos kits AAD na prática são necessárias.

Palavras-chave : Homossexualidade Masculina; HIV; Testes Sorológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )