SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Mobilidade, acidentes de trânsito e fatores associados entre estudantes universitários da GuatemalaSatisfação com saúde bucal de idosos brasileiros: um estudo de gênero com modelo hierárquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

SOTO, Hugo et al. Investigação dos vetores e reservatórios ao surto da doença de Chagas agudo por possível transmissão oral em Aguachica, Cesar, Colômbia. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.746-756. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00024013.

A Colômbia tem registro de 11 surtos da doença de Chagas e 80 casos agudos por contaminação oral com Trypanosoma cruzi. Esta pesquisa analisa os achados entomológicos e parasitológicos do surto de Aguachica, Cesar, em 2010. Um grupo interdisciplinar de profissionais da saúde e de universidades regionais efetuou os testes laboratoriais nos pacientes e o estudo de foco de transmissão. Encontraram 11 casos agudos da doença de Chagas em uma única família com domicilio sem triatomíneos e Rhodnius pallescens, Pantrongylus geniculatus, Eratyrus cuspidatus e dois Didelphis marsupialis infectados com T. cruzi em palmeiras de Attalea butyracea e Elaeis oleifera da área urbana de Aguachica. Analisa-se a participação de R. pallescens e a função das palmeiras em o ciclo silvestre de T. cruzi e para a transmissão oral da doença de Chagas. Incursões esporádicas de R. pallescens, P. geniculatus e E. cuspidatus silvestres das palmeiras próximas ao domicilio humano podem provocar surtos cada vez mais frequentes de Chagas oral.

Palavras-chave : Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; Surto de Doenças.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )