SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Investigação dos vetores e reservatórios ao surto da doença de Chagas agudo por possível transmissão oral em Aguachica, Cesar, ColômbiaFatores associados ao uso regular de cigarros por adolescentes estudantes de escolas públicas de Londrina, Paraná, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

CAMPOS, Ana Cristina Viana; VARGAS, Andréa Maria Duarte  e  FERREIRA, Efigênia Ferreira e. Satisfação com saúde bucal de idosos brasileiros: um estudo de gênero com modelo hierárquico. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.757-773. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00088813.

Os objetivos do presente estudo foram identificar as diferenças de gênero em relação aos fatores associados à satisfação com saúde bucal de idosos e estimar a prevalência de edentulismo por gênero e faixa etária. Foram incluídos 2.052 idosos com 60 anos e mais de idade, residentes em Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil. A regressão de Poisson foi utilizada para estimar a prevalência de edentulismo. A associação entre satisfação bucal e as variáveis independentes foi realizada por meio da regressão ordinal com modelo hierárquico multidimensional. A prevalência de edentulismo nos gêneros masculino e feminino foi de 63% e 68,8%, respectivamente. A maioria dos idosos do gênero masculino (63%) e feminino (57%) estava satisfeita com a saúde bucal. O modelo final ajustado, para ambos os gêneros, foi formado por variáveis referentes ao ambiente externo, comportamentos de saúde e condições de saúde bucal. Conclui-se que a satisfação com a saúde bucal é influenciada fortemente pelas condições de saúde bucal e por comportamentos de saúde, e que os fatores associados são diferentes para cada gênero.

Palavras-chave : Saúde Bucal; Idoso; Autoimagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )