SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Investigação entomoepidemiológica da doença de Chagas no Estado do Ceará, Nordeste do BrasilPráticas de saúde das equipes dos Consultórios de Rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

MORRISON, Penelope; SMITH, Amy Erica  e  AKERS, Aletha. O uso de substâncias e o risco sexual entre adolescentes em situação de risco social em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.794-804. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00135712.

Examinou-se a diferença na prevalência do uso de drogas e comportamento sexual de risco entre os jovens de alto risco em programas oferecidos por organizações localizadas na comunidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil .Foram recrutados 388 adolescentes de 25 organizações de intervenções preventivas que servem jovens de alto risco entre as idades de 12-17. Participantes completaram um questionário com 15 perguntas que avalia o uso de substâncias e o comportamento sexual de alto risco, juntamente com indicadores sociodemográficos. Os adolescentes do sexo masculino foram mais propensos a relacionar o uso de drogas e álcool com a falta de moradia e abandono. As adolescentes do sexo feminino foram mais propensas a reportar comportamentos sexuais de alto risco em associação com o crime comum. Participantes de ONGs foram menos propensos a se envolver nos comportamentos de alto risco pesquisados. A presente análise aponta para a necessidade de se entender as implicações que isso tem para a intervenção preventiva e a promoção de resultados positivos na saúde dos jovens.

Palavras-chave : Medicamentos Falsificados; Fiscalização Sanitária; Controle de Medicamentos e Entorpecentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )