SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4O uso de substâncias e o risco sexual entre adolescentes em situação de risco social em Juiz de Fora, Minas Gerais, BrasilHipertensão arterial referida e utilização de medicamentos de uso contínuo no Brasil: um estudo de base populacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

SILVA, Felicialle Pereira da; FRAZAO, Iracema da Silva  e  LINHARES, Francisca Márcia Pereira. Práticas de saúde das equipes dos Consultórios de Rua. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.805-814. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00100513.

Existem dois fenômenos distintos que se interligam, considerados graves problemas de saúde pública: o viver nas ruas e o uso de drogas. Diante dessa problemática os Consultórios de Rua foram implementados privilegiando a abordagem nos contextos de vida do usuário morador de rua. O objetivo foi conhecer as práticas de saúde realizadas no cotidiano das equipes dos Consultórios de Rua, além de descrever as estratégias de atuação das equipes, conhecer o entendimento das equipes sobre educação em saúde e desvelar os sentimentos sobre o processo de trabalho na rua. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com observação participante e análise de conteúdo proposta por Bardin. Da análise das entrevistas de 15 participantes, emergiram cinco categorias temáticas. As práticas de saúde pelas equipes privilegiam o vínculo e o acolhimento das pessoas em situação de rua, reforçando a importância do protagonismo do usuário e da interdisciplinaridade, bem como o trabalho em rede intersetorial.

Palavras-chave : Sem-Teto; Usuários de Drogas; Educação em Saúde; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )