SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Práticas de saúde das equipes dos Consultórios de RuaApoio social e prática de atividade física em adolescentes da rede pública de ensino: qual a importância da família e dos amigos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

FERREIRA, Reginara Alves; BARRETO, Sandhi Maria  e  GIATTI, Luana. Hipertensão arterial referida e utilização de medicamentos de uso contínuo no Brasil: um estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.815-826. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00160512.

O objetivo do presente estudo foi estimar a prevalência e fatores associados à não utilização de algum medicamento de uso contínuo nos indivíduos de 30-79 anos que referiram hipertensão arterial na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2008), Brasil. Razões de prevalência (RP) e respectivos intervalos de 95% de confiança (IC95%) foram obtidos por meio de regressão de Poisson. A proporção de indivíduos que não utilizava medicamentos de uso contínuo foi de 17%. Características positivamente associadas à não utilização foram: sexo masculino, residência nas regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste e hábito de fumar. O não uso desses medicamentos diminuiu com a idade, renda domiciliar per capita, número de doenças crônicas e de consulta médica nos últimos 12 meses; foi menor entre os que tinham 11 anos e mais de estudo (RP = 0,92; IC95%: 0,86-0,98), nos que não trabalhavam nem estavam desempregados e nos que não realizavam atividade física. A adesão à terapia medicamentosa no controle de hipertensão arterial é necessária e requer investimento na atenção primária, na melhoria no acesso aos serviços de saúde e no enfretamento das desigualdades regionais, sociais e de gênero.

Palavras-chave : Hipertensão; Medicamentos de Uso Contínuo; Terapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )