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Apoio social e prática de atividade física em adolescentes da rede pública de ensino: qual a importância da família e dos amigos?

Social support and physical activity in adolescents from public schools: the importance of family and friends

Apoyo social y práctica de actividad física en adolescentes de la escuela pública: ¿Cuál es la importancia de la familia y los amigos?

O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre diferentes tipos e fontes de apoio social com a prática de atividade física exercida de adolescentes de Curitiba, Paraná, Brasil. Um inquérito de base escolar foi realizado com amostra representativa de adolescentes da rede pública de ensino (n = 1.469). Modelos de regressão múltipla foram utilizados para testar a associação entre a frequência semanal de apoio social recebido da família e dos amigos com a prática de atividade física. Entre os meninos, a companhia frequente da família (RP: 2,88; IC95%: 2,00-4,13) e a dos amigos (RP: 5,46; IC95%: 2,33-12,78), além do reforço positivo destes (RP: 1,81; IC95%: 1,18-2,77), apresentaram associação positiva com a atividade física. O convite esporádico da família apresentou associação negativa (RP: 0,66; IC95%: 0,46-1,14). Para as meninas, a companhia frequente da família (RP: 3,39; IC95%: 1,49-7,69) e a dos amigos (RP: 4,06; IC95%: 2,22-7,45) aumentam a probabilidade da realização de atividade física. Conclui-se que a companhia dos amigos é o tipo de apoio social mais importante para a prática de atividade física de adolescentes.

Apoio Social; Atividade Motora; Estudantes; Adolescente


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