SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Saúde e povos indígenas no Brasil: notas sobre alguns temas equívocos na política atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

DIEHL, Eliana Elisabeth  e  PELLEGRINI, Marcos Antonio. Saúde e povos indígenas no Brasil: o desafio da formação e educação permanente de trabalhadores para atuação em contextos interculturais. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.867-874. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00030014.

Este artigo visa a refletir sobre a formação e educação permanente de trabalhadores da e para a saúde indígena, diretriz da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas que se apresenta atrasada e inconclusa na agenda oficial. Partindo das proposições intersetoriais dos Ministérios da Saúde e da Educação direcionadas à formação em saúde, destacamos o caso da atenção à saúde indígena, apontando que as iniciativas oficiais na área ainda necessitam incorporar o conceito de educação permanente, que é um potente instrumento para o favorecimento do diálogo intercultural e orientação das práticas sanitárias.

Palavras-chave : Serviços de Saúde do Indígena; Educação Continuada; Atenção Primária à Saúde; População Indígena.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )