SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número5Acessando a validade de construto estrutural de ferramentas de medidas epidemiológicas: um roteiro em sete passos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

PEREZ-NUNEZ, Ricardo; HIJAR, Martha; CELIS, Alfredo  e  HIDALGO-SOLORZANO, Elisa. Lesões por acidentes de trânsito no México: evidências para fortalecer a estratégia de segurança rodoviária mexicana. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.5, pp.911-925. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00026113.

Por meio da revisão oficial de informações secundárias, publicações científicas e da análise da ENSANut 2012, este trabalho visa a proporcionar uma visão abrangente da magnitude atual das lesões causadas pelo trânsito no México e analisar criticamente a resposta social organizada. Os altos índices de acidentes, lesões, mortes e invalidez atribuídos a esse problema de saúde pública representam um alto custo para a sociedade mexicana, especialmente para as famílias. Discutimos neste estudo como a resposta mexicana tem focado em motoristas, deixando de fora os usuários vulneráveis das vias, e tem favorecido a implementação de estratégias pouco efetivas. Embora exista legislação que abrange os principais fatores de risco, tem sido negligenciada a sua correta aplicação. A estratégia mexicana poderia ser fortalecida por meio da implementação de estratégias de mobilidade segura, equitativa, saudável e sustentável para os diferentes atores da vias. Apesar dos grandes avanços que foram feitos em termos de prevenção das lesões causadas pelo trânsito, ainda existem desafios e oportunidades para o país.

Palavras-chave : Acidentes de Trânsito; Políticas Públicas de Saúde; Inquéritos Epidemiológicos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )