SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número5Sobrevida de cinco anos e fatores associados ao câncer de boca para pacientes em tratamento oncológico ambulatorial pelo Sistema Único de Saúde, BrasilTécnica de overbooking no atendimento público ambulatorial em uma unidade do Sistema Único de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

MARANHAO, Thatiana Araújo; GOMES, Keila Rejane Oliveira  e  SILVA, José Mário Nunes da. Fatores que influenciam as relações familiares e sociais de jovens após a gestação. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.5, pp.998-1008. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00024313.

Objetivou-se analisar fatores intervenientes nas relações sociais e familiares de jovens dois anos pós-parto. Estudo transversal com 464 jovens de Teresina, Piauí, Brasil, que finalizaram uma gravidez no primeiro quadrimestre de 2006, em seis maternidades do município. Dados foram coletados de maio a dezembro de 2008 após identificação das jovens nos registros das maternidades. A análise multivariada se deu por meio de regressão logística multinomial. Jovens com laços conjugais eram 80% menos propensas a terem relações negativas com o cônjuge. Participantes com idade de 20-22 anos se relacionavam 2,4 vezes melhor com a mãe do que aquelas com idade de 17-19 anos. Jovens que não estudavam tinham 97% mais chances de mudanças negativas na relação com os amigos e as católicas eram 50% menos propensas a terem piorado suas relações de amizade após o parto. São necessárias ações orientadoras aos indivíduos que convivem com as jovens mães sobre a importância do apoio neste momento da vida, principalmente o parceiro e a mãe, incentivando-a a manter-se estudando.

Palavras-chave : Gravidez; Adolescente; Relações Familiares; Apoio Social; Casamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )