SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número5Fatores que influenciam as relações familiares e sociais de jovens após a gestaçãoFuncionalidade e relações sociais entre idosos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: um estudo epidemiológico de base populacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

OLESKOVICZ, Marcelo et al. Técnica de overbooking no atendimento público ambulatorial em uma unidade do Sistema Único de Saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.5, pp.1009-1017. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00158612.

Aspectos como otimização de recursos, redução de custos, ganhos de qualidade e melhoria no atendimento receberam importância e são fundamentais para a sustentabilidade das organizações. Este trabalho analisa a eficiência no atendimento público ambulatorial, onde a alta taxa de absenteísmo por parte dos usuários implica baixa utilização de recursos, enquanto que, paradoxalmente, a demanda por atendimento médico é nitidamente superior à oferta. A abordagem, quantitativa e de caráter descritivo, analisa a utilização da técnica de overbooking para reduzir os efeitos do absenteísmo em um ambulatório da rede pública. Mediante o uso de métodos estatísticos e matemáticos, com base em dados de pacientes e agendamentos coletados em pesquisa, desenhou-se um interessante comparativo entre níveis de overbooking e respectivas taxas de utilização de recursos e níveis de serviço para cada cenário analisado. Os resultados obtidos apontam ganhos expressivos de eficiência, demonstrando o potencial de aumento do número de atendimentos para uma mesma base de ativos.

Palavras-chave : Absenteísmo; Serviços Ambulatoriais; Recursos em Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )