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Técnica de overbooking no atendimento público ambulatorial em uma unidade do Sistema Único de Saúde

Overbooking in an outpatient healthcare facility in the Brazilian Unified National Health System

Práctica de overbooking en la atención ambulatoria pública dentro de una unidad del Sistema Único de Salud

Aspectos como otimização de recursos, redução de custos, ganhos de qualidade e melhoria no atendimento receberam importância e são fundamentais para a sustentabilidade das organizações. Este trabalho analisa a eficiência no atendimento público ambulatorial, onde a alta taxa de absenteísmo por parte dos usuários implica baixa utilização de recursos, enquanto que, paradoxalmente, a demanda por atendimento médico é nitidamente superior à oferta. A abordagem, quantitativa e de caráter descritivo, analisa a utilização da técnica de overbooking para reduzir os efeitos do absenteísmo em um ambulatório da rede pública. Mediante o uso de métodos estatísticos e matemáticos, com base em dados de pacientes e agendamentos coletados em pesquisa, desenhou-se um interessante comparativo entre níveis de overbooking e respectivas taxas de utilização de recursos e níveis de serviço para cada cenário analisado. Os resultados obtidos apontam ganhos expressivos de eficiência, demonstrando o potencial de aumento do número de atendimentos para uma mesma base de ativos.

Absenteísmo; Serviços Ambulatoriais; Recursos em Saúde


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