SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número5Técnica de overbooking no atendimento público ambulatorial em uma unidade do Sistema Único de SaúdeValidade relativa de indicadores de práticas alimentares da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar entre adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

TORRES, Juliana Lustosa et al. Funcionalidade e relações sociais entre idosos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: um estudo epidemiológico de base populacional. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.5, pp.1018-1028. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00102013.

Este trabalho foi conduzido em uma amostra probabilística de 2.055 idosos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, com o objetivo de examinar componentes da rede social (situação conjugal, visita de filhos, outros parentes e amigos) e do apoio social (satisfação com as relações pessoais e existência de pessoas com quem contar) associados à limitação para realizar atividades básicas da vida diária(ABVDs). A análise multivariada foi baseada no modelo Hurdle. A performance na realização de ABVDs apresentou associações independentes e significantes com a rede social (menos encontros com amigos e não possuir filhos) e o apoio social (insatisfação/indiferença com as relações pessoais). Essas associações persistiram após ajustamentos por características sociodemográficas, condição de saúde e outros indicadores das relações sociais. Nossos resultados reforçam a necessidade de maior atenção para a rede social e apoio social aos idosos com limitações funcionais, e para idosos com redes sociais e apoio social frágeis.

Palavras-chave : Pessoas com Deficiência; Apoio Social; Saúde do Idoso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )