SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número5Funcionalidade e relações sociais entre idosos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: um estudo epidemiológico de base populacionalFatores associados ao uso de medicamentos na gestação em primigestas no Município de Rio Branco, Acre, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

TAVARES, Letícia Ferreira et al. Validade relativa de indicadores de práticas alimentares da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar entre adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.5, pp.1029-1041. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00000413.

Avaliou-se a validade relativa dos indicadores de práticas alimentares do questionário utilizado na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) entre adolescentes da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Foram estudados 174 alunos. Foram avaliados os indicadores: a ingestão regular (≥ 5 vezes/semana) dos alimentos marcadores de alimentação saudável, marcadores de alimentação não saudável e as rotinas alimentares: realizar refeição com responsável (REFEIÇÃO), realizar o desjejum (DESJEJUM) e comer enquanto estuda ou assiste à TV. Foram comparados os resultados do questionário e dos três recordatórios de 24 horas. Para todos os marcadores de alimentação saudável, não houve diferença na proporção de ingestão regular de acordo com os dois métodos. As frequências geradas pelo questionário foram superiores para os indicadores salgadinhos de pacote e biscoitos salgados e mais baixas para embutidos e REFEIÇÃO. Os indicadores de consumo regular de marcadores de alimentação saudável e aquele referente a DESJEJUM foram os que apresentaram maior acurácia. Os indicadores de práticas alimentares utilizados pela PeNSE apresentaram validade satisfatória.

Palavras-chave : Consumo de Alimentos; Hábitos Alimentares; Estudos de Validação; Adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )