SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número5Fatores associados ao uso de medicamentos na gestação em primigestas no Município de Rio Branco, Acre, BrasilInsegurança alimentar em domicílios brasileiros com crianças menores de cinco anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

SANTOS, Simone Agadir et al. Tentativas e suicídios por intoxicação exógena no Rio de Janeiro, Brasil: análise das informações através do linkage probabilístico. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.5, pp.1057-1066. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00054213.

A intoxicação exógena é um dos três principais meios utilizados nas tentativas e suicídios. Com o objetivo de melhorar a qualidade destas informações foi realizado um estudo seccional descritivo dos registros sobre casos do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, período 2006-2008, presentes nos bancos de dados do Sistema de Informações sobre Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Centro de Controle de Intoxicação de Niterói (CCIn-Niterói). Através do método de relacionamento probabilístico desenvolveu-se um modelo de monitoramento dos casos de tentativas/suicídios devido intoxicação. Embora 68,8% dos 948 registros do CCIn tenham sido reportados por profissionais de saúde, apenas 2,6% constavam nos demais sistemas. O pareamento CCIn e SIM apresentou uma subnotificação de 61,3%. Sabe-se da importância da informação para a vigilância, formulação de políticas públicas, além de tomadas de decisão. O método de relacionamento de bancos de dados permitiu a identificação dos problemas existentes em cada sistema, proporcionou melhor qualidade das informações e maior proximidade com a situação real de agravos complexos e graves como o comportamento suicida.

Palavras-chave : Intoxicação; Tentativa de Suicídio; Suicídio; Sistemas de Informação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )