SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número5Fatores individuais e em nível comunitário do uso de cuidados pré-natais na Colômbia: uma análise multinívelTradução e adaptação transcultural do domínio Fadiga do Patient-Reported-Outcomes Measurement Information System (PROMIS) para a língua portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

CERVANTES, Claudio Alberto Dávila  e  BOTERO, Marcela Agudelo. Média de anos de vida perdidos por câncer de mama e câncer de colo uterino no México pelo índice de marginalização estadual, 2000 e 2010. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.5, pp.1093-1102. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00113813.

O objetivo foi calcular a média de anos de vida perdidos por câncer de mama e câncer de colo uterino no México para os anos 2000 e 2010. Foram utilizados os registros do Instituto Nacional de Geografia e Estatística do México sobre a mortalidade das mulheres entre 20 e 84 anos de idade. Foram estimadas as taxas específicas de mortalidade e a média de anos de vida perdidos pelas duas condições, as quais determinam os anos que deveriam ter vivido as pessoas que faleceram, em relação à expectativa de vida. Os dados foram desagregados por grupos quinquenais de idade e de acordo com o índice de marginalidade estadual. Nos anos estudados, foi observado um declínio na média de anos de vida perdidos devido ao câncer de colo uterino (37,4%) e um aumento de anos de vida perdidos devido ao câncer de mama (8,9%). As mulheres que vivem em estados com um índice de marginalização alto e muito alto perderam mais anos de vida devido ao câncer de colo uterino, enquanto as que vivem em áreas mais desenvolvidas perderam mais anos de vida devido ao câncer de mama. Foram evidenciadas variações por grupos de marginalização estadual e pelo tipo de câncer.

Palavras-chave : Neoplasias da Mama; Neoplasias do Colo do Útero; Anos Potenciais de Vida Perdidos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )