SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número5Tradução e adaptação transcultural do domínio Fadiga do Patient-Reported-Outcomes Measurement Information System (PROMIS) para a língua portuguesaPrevalência do papilomavírus humano (HPV) em Belém, Pará, Brasil, na cavidade oral de indivíduos sem lesões clinicamente diagnosticáveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

KHAN, Gleide Simas Custódio  e  STEIN, Airton Tetelbom. Adaptação transcultural do instrumento Appraisal of Guidelines for Research & Evaluation II (AGREE II) para avaliação de diretrizes clínicas. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.5, pp.1111-1114. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00174912.

O artigo tem por objetivo descrever o processo de adaptação transcultural do instrumento Appraisal of Guidelines for Research & Evaluation II (AGREE II) para o português do Brasil. A adaptação seguiu as normas internacionais com as etapas de tradução, síntese, retrotradução, avaliação por um comitê de especialistas e avaliação externa. O instrumento traduzido foi publicado no site do órgão oficial de gestão dos interesses do instrumento.

Palavras-chave : Guia de Prática Clínica; Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa; Tradução.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )