SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número7Adaptação transcultural para o português (Brasil) da Vulnerability to Abuse Screening Scale (VASS) para rastreio da violência contra idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

PRADO, Tatiana  e  MIAGOSTOVICH, Marize Pereira. Virologia ambiental e saneamento no Brasil: uma revisão narrativa. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.7, pp.1367-1378. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00109213.

Os serviços de saneamento básico têm papel fundamental no controle da transmissão de diversos agentes patogênicos de veiculação hídrica, especialmente vírus responsáveis por causar gastroenterites agudas e hepatites. Entre os agentes virais de maior impacto para a saúde pública, podem ser destacados os vírus das hepatites A, os rotavírus e norovírus, adenovírus e enterovírus, os quais são responsáveis pela contaminação de diversos ecossistemas aquáticos brasileiros. A alta circulação de vírus no ambiente vem sendo relacionada às condições sanitárias inadequadas das comunidades, incluindo a falta na cobertura de serviços ou ineficácia de tecnologias convencionais na eliminação ou redução da carga viral presente na água ou no esgoto. Este estudo aborda uma revisão das relações entre virologia, saúde e saneamento, enfatizando a epidemiologia das infecções virais de transmissão hídrica e o impacto na saúde pública.

Palavras-chave : Virologia; Saneamento Básico; Doenças Transmitidas pela Água.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )