SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue7Slave-descendent communities in Vitória da Conquista, Bahia State, Brazil: self-rated health and associated factorsUse of health services in Brazil: association with overweight and body fat indicators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CECILIO, Luiz Carlos de Oliveira et al. O agir leigo e o cuidado em saúde: a produção de mapas de cuidado. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.7, pp.1502-1514. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00055913.

O estudo teve como objetivo caracterizar que outras lógicas de regulação, para além da governamental, resultam na produção do cuidado, por meio de pesquisa qualitativa realizada em dois municípios do ABCD Paulista, São Paulo, Brasil, em duas etapas. Na primeira, foram realizadas entrevistas com atores estratégicos (gestores e políticos) e atores-trabalhadores-chave. Na segunda, foram coletadas histórias de vida de 18 pessoas com elevada frequência de utilização de serviços de saúde. A análise de implicação dos pesquisadores com o campo permitiu uma melhor compreensão das narrativas. Foram caracterizados quatro regimes de regulação (governamental, profissional, clientelístico e leigo), indicando que a regulação é campo em permanente disputa, é uma produção social. Com o seu agir, os usuários produzem mapas de cuidado que nos indicam como há outros arranjos possíveis de sistemas de saúde, representando um convite para experimentarmos a cogestão do cuidado entre equipes e usuários, como caminho promissor para a inadiável necessidade de reinvenção da saúde.

Keywords : Regulação e Fiscalização em Saúde; Assistência à Saúde; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )