SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número10Segmentação de nomes por meio de modelos escondidos de Markov e sua aplicação na vinculação de registros"Carne crua e torrada": a experiência do sofrimento de ser queimada em mulheres nordestinas, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

CONSTANT, Hilda Maria Rodrigues Moleda et al. Tradução, adaptação transcultural e validação de conteúdo da versão em português do Coping Behaviours Inventory (CBI) para a população brasileira. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.10, pp.2049-2056. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00176513.

Estratégias de coping relacionam-se diretamente com o sucesso de abstinência do uso de álcool. No Brasil não há instrumentos que identifiquem estratégias específicas para usuários de álcool. O objetivo deste estudo foi realizar a tradução, adaptação transcultural e validação de conteúdo do Coping Behaviours Inventory (CBI). Os procedimentos seguiram de tradução e retradução, adaptação transcultural, avaliação de conteúdo e estudo piloto. A versão final em português foi aplicada por telefone a 40 usuários de álcool que buscaram auxílio em um serviço de teleatendimento, o VIVAVOZ. A versão retraduzida aproximou-se da original. Quanto à validação de conteúdo, a maioria dos itens é satisfatória e aceitável. Além disso, a concordância entre os juízes, referente à dimensão teórica, apresentou índice kappa médio igual a 0,666, sendo o nível de concordância considerado substancial. Os resultados são satisfatórios e aceitáveis, o que demonstra que a escala está adequada para investigar as estratégias de coping para usuários de álcool.

Palavras-chave : Alcoolismo; Questionários; Tradução.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )