SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número10Avaliação dos sistemas de informações sobre nascidos vivos e óbitos no Brasil na década de 2000Viver com transplante renal sem proteção social em saúde: o que os pacientes dizem sobre as dificuldades econômicas e os seus efeitos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

BORDE, Elis; AKERMAN, Marco  e  PELLEGRINI FILHO, Alberto. Mapeamento da produção e das estruturas de pesquisa sobre determinantes sociais da saúde no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.10, pp.2081-2091. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00162513.

Este artigo descreve as tendências na produção de pesquisa sobre os determinantes sociais da saúde (DSS) no Brasil (2005-2012) e mapeia as estruturas do sistema de pesquisa sobre saúde e seus determinantes sociais. O país tem um sólido sistema nacional de pesquisa e conta com uma rica produção sobre DSS e suas iniquidades ancoradas em uma longa tradição de pesquisa e compromisso político nesse campo. Apesar das estratégias inovadoras que buscam fortalecer os vínculos entre pesquisa, políticas e práticas, o impacto da investigação sobre DSS continua a ser em grande parte restrito à comunidade acadêmica, com repercussões notáveis, mas ainda insuficientes sobre a política pública e os determinantes sociais das iniquidades em saúde. Portanto, a pesquisa sobre DSS no Brasil necessita tornar-se ainda mais sensível às urgências sociais e desenvolver uma melhor sintonia com os processos políticos, aumentando a sua capacidade de influenciar decisões estratégicas que possam afetar as iniquidades em saúde e mobilizar agendas para a promoção da equidade.

Palavras-chave : Desigualdades em Saúde; Política de Pesquisa em Saúde; Determinantes Sociais da Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )