SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número10Composição corporal avaliada por DXA aos seis anos de idade: Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004, Rio Grande do Sul, BrasilUm olhar sobre a atenção psicossocial a adolescentes em crise a partir de seus itinerários terapêuticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

CARRILLO-BONILLA, Lina María; TRUJILLO, Juan José; ALVAREZ-SALAS, Lizeth  e  VELEZ-BERNAL, Iván Darío. Estudo dos conhecimentos, atitudes e práticas da leishmaniose: evidências da negligência do Estado no Darién colombiano. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.10, pp.2134-2144. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00139713.

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é considerada um problema de saúde pública em todo o mundo, e sua incidência na Colômbia é de 12 mil casos por ano. Os programas de controle implementados muitas vezes falham, provavelmente, por ignorarem as características sociais, econômicas e demográficas das regiões onde a doença ocorre. Como parte de um estudo de tipo ecoepidemiológico, neste artigo apresentamos os resultados de um estudo sobre os Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP) sobre a leishmaniose em populações rurales do município de Acandí, na região do Darien colombiano. Para o estudo foram utilizados ferramentas qualitativas como a etnografia e quantitativas como levantamentos. Os resultados indicam que a população desconhece aspectos fundamentais da LTA, como por exemplo, o vetor. Além disso, existem diferenças nos CAP por sexo e tipo de população, mas não pela área geográfica. Desta forma, a nossa abordagem evidencia a negligência dos entes públicos de saúde, encabeçados pelo governo do estado. Esta negligencia é um fator determinante na perpetuação da doença.

Palavras-chave : Leishmaniose Cutânea; Conhecimentos; Atitudes e Prática em Saúde; Doenças Negligenciadas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )