SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número10Um olhar sobre a atenção psicossocial a adolescentes em crise a partir de seus itinerários terapêuticosAbsenteísmo por doença ocupacional de trabalhadores rurais no setor canavieiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

GOMES, Grace Angélica de Oliveira et al. Características de programas de atividade física na atenção básica de saúde do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.10, pp.2155-2168. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00085713.

O objetivo foi descrever as características dos programas de atividade física na atenção básica de saúde de acordo com a presença de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município e por regiões do Brasil. Foi realizado um estudo transversal por inquérito telefônico com 1.251 coordenadores de unidades de saúde. Foi aplicado um questionário sobre presença de intervenções com atividade física e suas características de funcionamento. Quatro em cada dez unidades de saúde relataram ter uma intervenção com atividade física, especialmente grupos de caminhada. A maior parte da atividade é realizada na manhã uma vez ou duas vezes por semana, com sessões de 30 minutos ou mais. Profissionais de educação física são os principais responsáveis por supervisionar as atividades. Os programas ocorrem na unidade de saúde ou outros espaços comunitários. Estas características, de modo geral, foram semelhantes entre unidades com ou sem NASF no município e apresentaram variação entre as regiões. Os resultados desse estudo irão permitir melhor direcionamento das próximas ações de promoção de atividade física na atenção básica de saúde.

Palavras-chave : Atividade Motora; Países em Desenvolvimento; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )