SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número10Aptidão física e trabalho físico pesado: como interagem para a ocorrência de distúrbio musculoesquelético?Determinantes socioeconômicos do atendimento odontológico durante a gravidez em Cali, Colômbia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

LOPEZ, Yeimi Alexandra Alzate  e  TRAD, Leny Alves Bonfim. "Antes e depois da LMC": experiências e dimensões da leucemia mieloide crônica como uma ruptura biográfica. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.10, pp.2199-2208. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00171613.

O artigo analisa as experiências de enfermidade de pacientes com leucemia mieloide crônica (LMC), centrando nas dimensões que apontam a chegada da doença como uma ruptura biográfica. Este estudo qualitativo baseou-se na análise das narrativas de seis pacientes, com idades entre 23 e 62 anos, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e pacientes de um hospital – centro de referência em atenção hematológica na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Nos resultados apresenta-se a experiência de ruptura com base em três categorias (1) os significados da doença e a LMC como ameaça; (2) rupturas físicas, sociais e as experiências estigmatizantes; (3) a percepção de um “antes” e um “depois” da LMC, apontando para as mudanças no self, nas relações sociais e na vida cotidiana. Concluiu-se que os impactos biográficos, sociais e dos sistemas de saúde (considerando o custo das medicações) atualizam e ampliam questões como o acesso a tratamentos, assim como o enfrentamento do certo e do incerto, em que o “conhecido” da LMC encontra-se pouco acessível ao estoque de conhecimento da vida cotidiana.

Palavras-chave : Leucemia Mieloide Crônica; Narrativas Pessoais; Antropologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )