SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1A higiene das mãos: as competências profissionais e as áreas de melhoriaAssociação entre a percepção de atributos ambientais e excesso de peso: um estudo realizado em um município de pequeno porte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

FERREIRA, Marcela de Freitas et al. Efeito da violência física entre parceiros íntimos no índice de massa corporal em mulheres adultas de uma população de baixa rendaEfeito da violência física entre parceiros íntimos no índice de massa corporal em mulheres adultas de uma população de baixa renda. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.161-172. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00192113.

O objetivo do artigo foi avaliar se a violência física entre parceiros íntimos interfere no estado nutricional de mulheres adultas com diferentes níveis de índice de massa corporal (IMC). Trata-se de um estudo transversal de base populacional com 625 mulheres selecionadas por uma amostragem complexa por conglomerados em múltiplos estágios. As informações sobre a violência física entre parceiros íntimos foram obtidas por meio do Revised Conflict Tatics Scales. O estado nutricional foi avaliado pelo IMC em kg/m2. Para avaliar o efeito independente da violência física entre parceiros íntimos em diferentes percentis da distribuição do IMC, utilizou-se o modelo de regressão quantílica multivariado. A violência física entre parceiros íntimos ocorreu em 27,6% (IC95%: 20,0; 35,2%) das mulheres e a média do IMC foi de 27,9kg/m2 (IC95%: 27,1; 28,7%). Os resultados indicam que a presença da violência física entre parceiros íntimos associou-se negativamente ao IMC em mulheres com valores entre os percentis 25 e 85 de sua distribuição, que correspondem aos valores 22,9 e 31,2kg/m2. Os resultados corroboram estudos anteriores que indicam que a violência física entre parceiros íntimos pode reduzir o IMC em mulheres de baixa renda.

Palavras-chave : Violência Doméstica; Violência Contra a Mulher; Estado Nutricional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )