SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número5Desenho da amostra do Estudo do Risco Cardiovascular em Adolescentes (ERICA)Uma avaliação das relações de coordenação durante operações de resgate após terremoto utilizando a teoria da entropia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

CESAR, Cibele Comini; MAMBRINI, Juliana Vaz de Melo; FERREIRA, Fabiane Ribeiro  e  LIMA-COSTA, Maria Fernanda. Capacidade funcional de idosos: análise das questões de mobilidade, atividades básicas e instrumentais da vida diária via Teoria de Resposta ao Item. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, n.5, pp.931-945. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00093214.

O objetivo deste estudo foi avaliar as questões sobre capacidade funcional utilizadas no Inquérito de Saúde da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, realizado em 2010, utilizando a Teoria de Resposta ao Item. Foram analisados: dimensionalidade da escala, posição dos itens na escala, poder de discriminação dos itens e precisão da estimativa da capacidade funcional. O estudo teve como base uma amostra de 2.174 idosos, com idades entre 60 e 99 anos, 61% mulheres e escolaridade mediana de 4 anos de estudos. O instrumento de 21 itens com 4 opções de respostas forneceu coeficiente alfa de Cronbach de 0,98; a análise fatorial mostrou existir um fator explicando 92% da variabilidade entre as questões. Os resultados indicaram: (i) redundância nas questões; (ii) precisão na estimação da capacidade funcional apenas para os idosos que estão abaixo da mediana na escala; e (iii) dificuldade dos idosos em discernir entre as opções de resposta. A análise sugere a necessidade de se discutir as questões a serem incluídas no instrumento, com vistas a uma maior cobertura da escala e melhor adequação das opções de respostas.

Palavras-chave : Saúde do Idoso; Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa; Análise Multivariada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )