SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número5Correlatos sociodemográficos da prática de atividade física de portugueses adultos nos momentos de lazerInsegurança alimentar e excesso de peso em escolares do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

NISHIJIMA, Marislei; SOUZA, André Portela Fernandes de  e  SARTI, Flávia Mori. Evolução e impacto do trabalho infantil na saúde de indivíduos adultos no Brasil entre 1998 e 2008. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, n.5, pp.1071-1083. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00009914.

Há escassez de evidências quanto ao impacto do trabalho infantil na saúde do adulto no Brasil. O objetivo do presente artigo é analisar a evolução do trabalho infantil no Brasil e estimar seus efeitos de longo prazo no estado de saúde dos brasileiros em idade adulta, utilizando bases de dados representativas da população nacional (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) em três períodos (1998, 2003 e 2008). Os modelos estimados foram baseados em equações lineares em dois estágios e método dos momentos generalizado (GMM). Os resultados obtidos indicam declínio da prevalência de trabalho infantil no Brasil, embora os dados analisados ainda apresentem padrões de ingresso precoce no mercado de trabalho brasileiro. O trabalho infantil, independentemente da atividade, teve influência negativa em indicadores de saúde de adultos, direta (impacto em saúde) e indiretamente (perda de anos de estudos). Assim, o trabalho infantil impõe um prejuízo em longo prazo à população no Brasil, influenciando adversamente a formação de capital humano via impactos negativos em saúde na fase adulta.

Palavras-chave : Trabalho de Menores; Saúde do Adulto; Promoção da Saúde; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )