SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número5Evolução e impacto do trabalho infantil na saúde de indivíduos adultos no Brasil entre 1998 e 2008Atendimentos por acidentes e violências na infância em serviços de emergências públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

VICENZI, Keli et al. Insegurança alimentar e excesso de peso em escolares do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, n.5, pp.1084-1094. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00055914.

Estudo transversal, de base escolar, realizado em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, com o objetivo de avaliar a associação entre insegurança alimentar e excesso de peso em escolares do 1º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. Dois mil, trezentos e sessenta e nove escolares foram convidados a participar, 847 foram investigados e destes, 782 tinham dados de peso e altura. Os dados foram obtidos com as mães/responsáveis. Insegurança alimentar foi medida com a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Peso e altura foram obtidos com o Serviço de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação. As prevalências de excesso de peso e insegurança alimentar foram, respectivamente, 38,1% e 45,1%. Após ajuste para fatores de confusão, escolares com insegurança alimentar apresentaram probabilidade 22% menor de ter excesso de peso quando comparados com aqueles sem insegurança alimentar. Este estudo identificou elevadas prevalências de insegurança alimentar e excesso de peso, com associação inversa entre estas variáveis. Por um lado, esses resultados revelam a complexidade dessa relação, o que exige mais estudos para compreendê-la, e, por outro, mostra a necessidade de políticas públicas robustas para enfrentar essas condições.

Palavras-chave : Obesidade Pediátrica; Sobrepeso; Estudantes; Segurança Alimentar e Nutricional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )