SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número12Tendências e reformas nas políticas de atenção aos idosos com dependênciaConsumo de alimentos ricos em açúcar entre estudantes brasileiros:Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

PRATES, Lisie Alende et al. A utilização da técnica de grupo focal: um estudo com mulheres quilombolas. Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, n.12, pp.2483-2492. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00006715.

Este estudo tem como objetivo discutir acerca da experiência de utilização da técnica de grupo focal em um estudo com mulheres quilombolas. Pesquisa qualitativa descritiva, com vertente antropológica, realizada com 13 mulheres de uma comunidade quilombola, localizada no interior do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A utilização da técnica de grupo focal permitiu aproximação, interação, troca de saberes, experiências, percepções e sentimentos, além da problematização e aprofundamento acerca do significado de cuidado à saúde da mulher quilombola. O grupo focal representou um espaço propício para o conhecimento e a compreensão das experiências de vida das mulheres quilombolas, bem como os significados atribuídos por elas às vivências. A técnica de grupo focal exige dos pesquisadores criatividade, sensibilidade, atenção, respeito, ausência de julgamentos, flexibilidade, preparação prévia e conhecimento da técnica e da temática de estudo.

Palavras-chave : Grupo com Ancestrais do Continente Africano; Grupos Focais; Saúde da Mulher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )