SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número12A utilização da técnica de grupo focal: um estudo com mulheres quilombolasFatores associados ao tratamento da tuberculose latente em pessoas vivendo com HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

FERREIRA, Nathália Luíza; CLARO, Rafael Moreira  e  LOPES, Aline Cristine Souza. Consumo de alimentos ricos em açúcar entre estudantes brasileiros:Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012). Cad. Saúde Pública [online]. 2015, vol.31, n.12, pp.2493-2504. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00014515.

Objetivou-se analisar o consumo de alimentos ricos em açúcar entre estudantes brasileiros e identificar seus fatores associados. Utilizaram-se dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012). O consumo desses alimentos foi classificado como: não consomem guloseimas/refrigerantes regularmente; consomem guloseimas ou refrigerantes regularmente; consomem guloseimas e refrigerantes regularmente. Fatores sociodemográficos, alimentares e familiares associados foram avaliados por regressão ordinal múltipla. O consumo regular de guloseimas e/ou refrigerantes foi relatado por 19,2% e 36,1% dos adolescentes, respectivamente, sendo mais prevalente entre estudantes do sexo feminino, com 14-15 anos de idade, com maior escolaridade materna, que não viviam com a mãe e o pai, que não realizam as refeições com os pais, que comiam assistindo TV e que passavam mais tempo diante da TV. Quase 1/5 dos adolescentes consumia guloseimas e refrigerantes regularmente, condição associada a fatores sociodemográficos e comportamentais, os quais devem ser priorizados visando a melhorar seu consumo alimentar.

Palavras-chave : Nutrição do Adolescente; Saúde Escolar; Consumo de Alimentos; Açúcar; Refrigerantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )