SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Representaciones religiosas en la experiencia con la enfermedad: un estudio de casoLeyes de atención primaria del Sistema Único de Salud: un análisis documental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cadernos de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0102-311Xversión On-line ISSN 1678-4464

Resumen

CARDOSO, Janaina Rodrigues; OLIVEIRA, Gustavo Nunes de  y  FURLAN, Paula Giovana. Gestão democrática e práticas de apoio institucional na Atenção Primária à Saúde no Distrito Federal, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.3, e00009315.  Epub 22-Mar-2016. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00009315.

A pesquisa foi realizada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal, Brasil, apostando-se na inserção do apoio institucional como dispositivo para ressignificar a compreensão dos processos de trabalho e de gestão da Atenção Primária. Nesse contexto, buscou-se cartografar as práticas de apoio na Atenção Primária à Saúde da Regional Administrativa do Recanto das Emas e correlacioná-las com as prioridades de saúde do Distrito Federal, mediante pesquisa-intervenção, sob referencial qualitativo, com métodos participativos e produção de narrativas coletivas. A experimentação do apoio propiciou: qualificação e alinhamento das ações institucionais com as prioridades da gestão; qualificação, humanização e melhoria dos processos de trabalho e da gestão; implantação de colegiados gestores; intervenção nas práticas cotidianas dos serviços da Atenção Primária. Conclui-se que as práticas de apoio podem aprimorar os processos de gestão democrática e contribuem para a qualificação da assistência.

Palabras clave : Atenção Primária à Saúde; Integralidade em Saúde; Gestão em Saúde; Humanização da Assistência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )