SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Desafios da nutrição no Sistema Único de Saúde para construção da interface entre a saúde e a segurança alimentar e nutricionalO impacto da vacina pneumocócica PCV10 na redução da mortalidade por pneumonia em crianças menores de um ano em Santa Catarina, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

SY, Anahi  e  SPINELLI, Hugo. Dimensões políticas de uma epidemia: o caso da gripe A(H1N1) na imprensa escrita da Argentina. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.3, e00188414.  Epub 01-Abr-2016. ISSN 0102-311X.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00188414.

O presente estudo tem como objetivo compreender as representações sociais sobre a epidemia de influenza A (H1N1), na Argentina em 2009, nos jornais de maior circulação no país. A metodologia foi qualitativa e quantitativa com base na análise de duas dimensões: a forma em que se constrói o "objeto" epidemia (designação e caracterização dos mesmos) e as fontes de informação das notícias, procurando identificar em cada caso os atores sociais envolvidos. Os resultados mostram que na nomeação da epidemia fica a decisão política de eliminar a responsabilidade de um modo de produção de gado de risco, culpando o indivíduo. Observa-se que as recomendações dos representantes políticos, especialmente no nível internacional e promovida a farmacologização da epidemia, a reprodução do posicionamento da população em suas reivindicações que demonstra a validade da hegemonia biomédica e, finalmente, o comportamento da imprensa para a epidemia concentra-se em puramente ligado aos acontecimentos políticos locais.

Palavras-chave : Meios de Comunicação; Jornais; Vírus da Influenza A Subtipo H1N1.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )