SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número6Indivíduos, estruturas e riscos: panorâmica da prevenção primária do HIV em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311Xversão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

NEVES, Leonardo Fratti; REIS, Manoela Heinrichs dos  e  GONCALVES, Tonantzin Ribeiro. Reabilitação pulmonar domiciliar ou comunitária para indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica: revisão sistemática e meta-análise. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.6, e00085915.  Epub 01-Jun-2016. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00085915.

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma das principais causas de morte e morbidade em todo o mundo e a reabilitação pulmonar ambulatorial (RPA) demonstra benefícios positivos. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da reabilitação pulmonar domiciliar ou comunitária (RPDC) em indivíduos com DPOC. Esta revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados comparou os efeitos de RPDC vs. controle e RPDC vs. RPA na capacidade funcional, dispneia e qualidade de vida de indivíduos com DPOC. Foram identificadas 3.172 citações em bancos de dados e 23 foram incluídas nesta revisão. A RPDC foi superior ao grupo controle para a capacidade funcional no Teste da Caminhada de Seis Minutos e no Teste de Caminhada com Carga Progressiva, para dispneia e para qualidade de vida no Saint George's Respiratory Questionnaire e no Chronic Respiratory Questionnaire. Quando RPDC e RPA foram comparados, não houve diferença entre os efeitos de intervenções nem na capacidade funcional nem na qualidade de vida. A melhora foi maior nos pacientes com mais obtrução brônquica medida pelo VEF1. RPDC melhora capacidade funcional e qualidade de vida, diminui a sensação de dispneia e de seus benefícios em capacidade funcional e qualidade de vida podem ser comparados aos obtidos em RPA para indivíduos com DPOC.

Palavras-chave : Reabilitação; Tecnologia Biomédica; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )