SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número9Adaptação transcultural para o Brasil do instrumento PRISMA-7: avaliação das equivalências conceitual, de item e semânticaEfetividade da Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável na melhoria da alimentação complementar de lactentes em um município do Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

BENAVIDES, Fernando G. et al. Questionário básico e critérios metodológicos para as Pesquisas sobre Condições de Trabalho, Emprego e Saúde na América Latina e Caribe. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.9, e00210715.  Epub 10-Out-2016. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311x00210715.

O objetivo deste trabalho é apresentar um questionário básico e critérios metodológicos mínimos, para serem considerados em futuras pesquisas sobre Condições de Trabalho, Emprego e Saúde (ECTES) na América Latina e Caribe. Para tal, foi realizado um processo de consenso, tanto virtual como presencial, com a participação de um grupo internacional de expertos que, para definir a proposta, partiram das pesquisas disponíveis na região até 2013. O questionário final incluiu 77 perguntas agrupadas em seis dimensões: características sociodemográficas do trabalhador e a empresa; condições de emprego; condições de trabalho; estado de saúde; recursos e atividades preventivas; assim como características familiares. Entre os critérios metodológicos mínimos destacam-se o domicílio da pessoa entrevistada como lugar da entrevista e os relacionados com a qualidade do trabalho de campo. Estes resultados podem ajudar a melhorar a comparabilidade das futuras ECTES na América Latina e Caribe, o que contribuiria para melhorar a informação sobre saúde do trabalhador na região.

Palavras-chave : Saúde do Trabalhador; Sistemas de Informação em Saúde; Vigilância em Saúde Pública; Inquéritos Epidemiológicos; Políticas Públicas de Saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )