SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número9Tendências e desigualdades nos comportamentos de risco em adolescentes: comparação das coortes de nascimentos de Pelotas, Rio Grande do Sul, BrasilFatores associados à taxa de difusão das inovações: um estudo piloto desde a perspectiva do Sistema Único de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

PISSINATI, Paloma de Souza Cavalcante; HADDAD, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; DALMAS, José Carlos  e  BIROLIM, Marcela Maria. Fatores sociodemográficos e ocupacionais associados aos ganhos e perdas percebidos por trabalhadores de uma universidade pública frente à proximidade da aposentadoria. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.9, e00141415.  Epub 10-Out-2016. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311x00141415.

Objetivou-se analisar os fatores sociodemográficos e ocupacionais associados aos ganhos e às perdas percebidos por trabalhadores de uma universidade pública frente à proximidade da aposentadoria. Pesquisa exploratória, transversal e quantitativa, realizada em uma universidade pública do norte do Estado do Paraná, Brasil, com 164 trabalhadores pré-aposentados, que responderam às escalas de importância de ganhos e de perdas da aposentadoria. Os dados foram analisados por regressão linear simples e múltipla a partir das dimensões das escalas, e foram usadas, como preditores, as variáveis sociodemográficas e ocupacionais. Os trabalhadores atribuíram maior importância aos ganhos do que às perdas da aposentadoria. O aumento da idade associou-se à menor valorização dos ganhos totais e do tempo para relacionamentos. O maior tempo de atuação contribuiu para a valorização das perdas totais e dos aspectos tangíveis do trabalho. Faz-se necessário criar espaços de reflexão nas instituições de trabalho que proporcionem a escuta das necessidades dos trabalhadores, sobretudo, daqueles com maior idade e tempo de serviço.

Palavras-chave : Envelhecimento; Aposentadoria; Saúde do Trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )