SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número10Avaliação de rastreamento de Chlamydia trachomatis em mulheres jovens em serviços de atenção primaria de Manaus, Amazonas, BrasilFatores associados à concordância entre autopercepção e avaliação clínica da necessidade de tratamento dentário em adultos do Brasil e de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Saúde Pública

versão On-line ISSN 1678-4464

Resumo

MASUKAWA, Maria de Lourdes Teixeira et al. Investigando alterações de sazonalidade nas internações por diarreia aguda antes e depois da introdução da vacina de rotavírus no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2016, vol.32, n.10, e00080515.  Epub 20-Out-2016. ISSN 1678-4464.  https://doi.org/10.1590/0102-311X00080515.

A diarreia por rotavírus é uma das principais causas de mortalidade em crianças nos países em desenvolvimento, embora tenha sido observada a redução nas taxas de hospitalização (HR) por diarreias aguda desde que a vacina do rotavírus foi introduzida. A dinâmica do rotavírus, no entanto, ainda é mal compreendida e picos sazonais ocorrem durante todo o ano, com variações entre países e ao longo do tempo. O principal objetivo foi analisar o comportamento temporal das HR devido a diarreia aguda em crianças menores de um ano de idade no sul do Brasil, de 2000 a 2011, e investigar mudanças no padrão de sazonalidade após a introdução da vacina contra o rotavírus em 2006. Análises harmônica e multiescala wavelet foram utilizadas para detectar a sazonalidade e pontos de mudança na série temporal. A significância estatística de cada sazonalidade identificada foi testada pelo teste de Fisher. As análises harmônica e wavelet mostraram padrões sazonais anual e semestral das HR, bem como a nítida mudança após a introdução da vacina em 2006.

Palavras-chave : Rotavirus; Disenteria; Estudos de Séries Temporais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )